
O Laser íntimo é uma tecnologia que estimula produção de colágeno e vascularização, através de um dano térmico controlado, causando reparo do tecido vaginal e vulvar, trazendo vários benefícios como melhora da lubrificação, elasticidade vaginal e regularização do pH . Por esses benefícios, pode ser utilizado para tratamento de diversas queixas ginecológicas como: ressecamento vaginal, fissuras, Incontinência urinaria de esforço, infecção urinaria recorrente após menopausa, líquen escleroso e na candidíase vaginal de repetição visando reduzir a quantidade de crises.

INDICAÇÕES DO LASER ÍNTIMO
Após menopausa: devido a queda hormonal é comum ocorrer a atrofia da mucosa vaginal e alterações urinarias, chamada de síndrome geniturinária pós menopausa. Essa síndrome caracteriza-se por sintomas de ressecamento, coceira e corrimento vaginal, urgência e incontinência urinaria, infecções urinárias de repetição, entre outros sintomas. O laser age melhorando a atrofia e consequentemente os sintomas decorrentes dela.
Pós parto: auxilia na melhora do ressecamento e atrofia, que são comuns devido a queda hormonal após o parto e que causam bastante desconforto nas mulheres. Essas queixas podem estender-se após o puerpério trazendo consequências para a vida sexual do casal.
Sobreviventes de câncer mama ou com contraindicacao ao uso de hormônio: mulheres sobreviventes do câncer de mama, por exemplo, que tem contraindicação ao uso de hormônios e que o próprio tratamento visa, muitas vezes, o bloqueio hormonal, podem sofrer com os sintomas consequentes da atrofia vulvovaginal, que costumam ser mais intensos do que na mulher que entra na menopausa naturalmente. O laser auxilia a reestabelecer a saúde íntima nessas mulheres que não podem utilizar hormônios.
Incontinência urinária de esforço: Mulheres com incontinência leve/ moderada podem se beneficiar do laser íntimo. Ë importante realizar mudanças comportamentais e associar a fisioterapia do assoalho pélvico para um melhor resultado.
Doenças vulvares: auxilia no alivio de sintomas relacionados ao líquen escleroso, por exemplo.
Candidíase de repetição: Até o momento não há estudos sobre o papel do laser na candidíase, porém como ele auxilia na regularização do pH e flora vaginal, tem sido um aliado na redução da frequência entre as crises. É geralmente indicado quando apesar das mudanças comportamentais e no estilo de vida associado ao tratamento convencional, a mulher permanece com queixas recorrentes.
Dor durante a relação sexual: quando é consequência do ressecamento e fissuras vaginais
Flacidez dos grandes lábios: decorrente da perda de colágeno, como em mulheres submetidas a cirurgia bariátrica, perda de peso excessiva e menopausa, o laser auxilia na melhora da textura da pele.
FORMAS DE UTILIZAÇÃO:

1. INTRACANAL 360º
Utiliza-se um cilindro de titânio extremamente leve e um sistema de espelhos banhados a ouro que transfere a energia do laser diretamente à mucosa vaginal em todas as direções, sem necessidade de rotação da ponteira.

2. INTRACANAL 90º: MODO INCONTINÊNCIA URINÁRIA
A ponteira urinária apresenta abertura de 90 graus, que direcionada à região sub- uretral na parede vaginal anterior promove o reparo do tecido conjuntivo ao redor da uretra com consequente melhora do tônus uretral, auxiliando no tratamento da incontinência urinária. Além disso, o aumento da produção de glicogênio pela mucosa vaginal ajuda a restaurar o microambiente vaginal, combatendo a infecção urinária de repetição.

3. REGIÃO VULVAR
O Laser utilizado na vulva e entrada da vagina, auxilia no tratamento de fissuras, ressecamento, melhora a flacidez da região e auxilia no tratamento de doenças vulvares como o líquen escleroso
DÚVIDAS FREQUENTES:
COMO É REALIZADO O TRATAMENTO?
O tratamento recomendado são de 3 sessões com intervalo de 30 a 45 dias entre elas.
Em situações específicas, como na incontinência urinária de esforço, pode ser preciso considerar sessões adicionais.
QUANTO TEMPO DURA A SESSÃO?
Em média 30-40 min.
QUAIS OS CUIDADOS APÓS O LASER?
Não é preciso repouso, apenas seguir algumas recomendações, como:
- Evitar atividade fisica no dia após o procedimento
- Abstinência sexual por 7 dias
- Utilizar cremes calmantes
- Utilizar calcinha de algodão e roupas leves, evitar jeans e tecidos grossos nos primeiros dias após o procedimento
- Evitar praia, sol, sauna, banho de piscina ou de imersão por 7 dias
- Utilizar sabonete neutro para asseio
- Após urinar, preferir o uso de ducha ao invés de papel higiênico.
A SESSÃO DE LASER DÓI?
Não. O tratamento com laser Erbium, diferente do CO2 que causa maior desconforto, é geralmente indolor e na região da vulva e entrada da vagina, é aplicado creme anestésico para assegurar seu máximo conforto durante o procedimento.
Então, durante a sessão, você poderá experimentar uma sensação de aquecimento que é totalmente tolerável.
COM QUANTO TEMPO PERCEBO RESULTADO?
A partir de 15 dias ja surgem mudanças, mas como o pico da produção do colágeno ocorre cerca de 21 dias após a sessão, os resultados são mais perceptíveis após esse período, geralmente no final do primeiro mês e desde a primeira sessão.
O resultado esperado necessita de pelo menos 3 sessões.
Lembrando que cada mulher responde ao estímulo de forma diferente, podendo demorar mais ou menos tempo para apresentar melhora das queixas.
QUAIS AS VANTAGENS DO LASER?
Segurança e Eficácia: O tratamento com laser na ginecologia tem se mostrado seguro, efetivo e com poucos efeitos indesejados quando utilizado por mãos capacitadas.
Resultados rápidos e duradouros: Enquanto os efeitos dos hormônios e hidratantes vaginais são demorados e requerem aplicação contínua, com perda do resultado pouco tempo após pausar o uso, o Laser Íntimo oferece resultados mais rápidos e duradouros com sessões espaçadas.
Praticidade e comodidade: Sem necessidade de tratamento continuo, sessões espaçadas, não atrapalha as atividades do dia- a-dia, resultados que duram até 18 meses
Procedimento Rápido e Confortável: As sessões de laser são rápidas, geralmente durando apenas alguns minutos e são indolores.
Tratamento Versátil: O Laser Íntimo é eficaz no tratamento de diversas condições, incluindo ressecamento vaginal, incontinência urinária leve, atrofia vaginal e outros.
Sem Efeitos Colaterais Hormonais: Ao contrário dos hormônios vaginais, o Laser pode ser utilizado nas mulheres que tem contraindicação ao uso de hormônios.
Pode ser uma alternativa a cirurgia: Em pacientes com incontinência urinaria de esforço leve/ moderada
Melhora da Vida Sexual: A sexualidade feminina é influenciada por diversos aspectos. Ao favorecer a saúde e a lubrificação vaginal, o Laser Íntimo pode contribuir para tornar as relações mais confortáveis e elevar a autoconfiança da mulher, podendo ser um dos fatores responsáveis por essa melhora.
O laser íntimo tem múltiplos benefícios quando realizado por um profissional capacitado. A Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia orienta que o laser íntimo seja realizado por ginecologista, pois esse profissional é o mais capacitado para cuidar da sua saúde íntima.